O JINGLE POLÍTICO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO

marketing

De acordo com o Dicionario de gêneros textuais, Jingle é uma

Pequena canção publicitária, veiculada no cinema, no rádio ou na televisão, ou seja, uma mensagem publicitária musicada que consiste em estribilho simples de curta duração, próprio para ser lembrado e cantarolado com facilidade. Quando veiculado no cinema ou na tv, o texto vem acompanhado de imagem (COSTA, 2008, p. 123).

METODOLOGIA

Primeiramente, analisamos o gênero identificando as condições de produção e circulação do gênero e em seguida, exploramos seu conteúdo temático, estilo e estrutura composicional. Dentro da sua composição, houve a abordagem do plano de expressão musical em simultaneidade com o plano verbal a fim de tentar explorar os recursos persuasivos emergidos do gênero.

Um dos mais acessados portais de noticias da internet  o R7 do grupo Record também destacou a  empresa  Audiofive como produtora de jingle para campanhas políticas em máteria divulgada dia 11/07/2010 o portal fala sobre a importância do jingle e o Marketing político nas eleições para deputado, senador e Presidente segundo criadores e produtores de jingles consultados pelo R7…………………………………………………………………………………………

Resumo da matéria

Mais do que músicas com letras fáceis e “pegajosas”, os ritmos que embalam as campanhas eleitorais são e “grudam” na cabeça das pessoas são verdadeiras armas usadas pelos candidatos para se aproximar do eleitor. Para atrair a atenção do eleitorado, a música precisa ter boa melodia e trazer a essência de cada político,segundo criadores e produtores de jingles consultados pelo R7.

O processo de criação dos jingles envolve diretamente o candidato ou a coordenação da campanha, que precisa passar aos produtores um resumo das ideias e o perfil dos candidatos. Depois, tem que ser escolhido o ritmo da música, que também deve estar de acordo com a imagem do político.

Nando Pinheiro, diretor da produtora AudioFive, estima que um jingle bem feito pode representar mais de 60% da influência de uma campanha na decisão dos eleitores.

- Muitas vezes, o candidato ganha não é nem pela proposta, pela campanha, mas por um jingle bonito, que a pessoa se identificou. Na minha opinião, um jingle bem feito é de 60% a 70% de uma campanha.

clique aqui é veja a matéria completa

TENHA SEU JINGLE POLÍTICO:
Telefone: (11) 6442-0877 ou Nextel ID 99*5769